Em busca de sentido

“O sentido torna muitas coisas, talvez tudo, suportável.” Carl G. Jung

O sentido nos conecta à realidade, nos faz viver apesar do sofrimento, dá coerência ao que somos

diante da coletividade, leva luz às trevas e é alimento da alma.

I Started A Joke (Eu comecei uma piada): um estudo interpretativo por Mary Lee Foote (TRADUÇÃO)


Interpretação traduzida pelo autor deste blog
Fonte da interpretação: http://www.napathon.net/IStartedAJoke.php  (indicada por http://www.facebook.com/pietro.impagliazzo)


     Embora esta canção, como referência musical, seja considerada antiga, ela ainda apresenta um vigor atual para as massas que perpetuamente descobrem e redescobrem o talento dos Bee Gees. Mesmo aqueles de nós que foram fãs no espaço de uma geração encontram um novo significado nas letras antigas, do mesmo modo que a vida nos encaminha a dimensões nunca antes exploradas.
     Muitas vezes vista como um comentário espiritual de Robin, ele nunca afirmou ser esta a base da letra, como tal. A experiência atrai-nos todos a uma diversidade de sentidos, muitas vezes de uma só vez, e inspiração é o que transborda dessa sobrecarga.
     Quem sou eu para galgar as grandes mentes do nosso tempo e analisar seus cérebros criativos? Porém, atentei para algo tecido na letra aqui analisada que nunca vi discutido antes. A composição envolve apenas oito linhas de expressão poética, limpas e diretas na aparência e na concepção, ainda mergulhadas no mistério de mil eras. Essa música deixa descoberta partes da alma que tendem a ficar ocultas até mesmo de nosso próprio eu mais profundo.
     Vemos nela nossos pecados pessoais de omissão que não parecem tão bonitos em preto e branco e são ainda mais assustadores quando se apresentam em um pacote musical de versos sutis e voz solo. Embora eu perceba onde a temática espiritual, através da canção, ressoa em nós, vejo aqui, também, o comentário pessoal de um dilema moral interior feito pelo sujeito e do processo gradual pelo qual ele racionaliza sua justificativa para não seguir sua voz pessoal interior. Esta pessoa quer desesperadamente largar sua máscara formal e permanecer na pureza da verdade, ao invés de se esconder no silêncio civilizado em face da injustiça.

I started a joke
Which started the whole world crying
But I didn't see
That the joke was on me.
Eu comecei uma piada
A qual fez o mundo inteiro começar a chorar.
Mas eu não percebi
Que a piada era sobre mim.

     Ele especula as consequências de tal ação de sua parte. Sabe que sua declaração vai perturbar o mundo que, até este ponto, estava vivendo confortavelmente em seu próprio autoengano superficial. Como a sua visão é tão diferente de tudo o mais, ele sabe que isso vai perturbar a tranquilidade sedada daqueles que o cercam. Em retaliação defensiva, ao invés de reexaminar, se transformando e admitindo o erro de seus caminhos, a sociedade iria virar as costas, em uma expressão de desdém coletivo, e proclamar que a verdade fundamental que ele expôs é apenas a loucura de um brincalhão.

I started to cry
Which started the whole world laughing
Oh if I'd only seen
That the joke was on me
E eu comecei a chorar
O que fez o mundo inteiro começar a rir.
Se eu somente tivesse percebido
Que a piada era sobre mim...

     Ele percebe que não será levado a sério e chora na frustração de ser o único que teve essa consciência da verdade e da realidade. Sente-se sozinho e pequeno no universo. Assim, ele sabe que o mundo comprazerá em sua aparente fraqueza, fracasso e arrogância. Sabe que eles se unirão para aniquilar impiedosamente seu discurso e ameaçá-lo onde quer que vá, todos os dias da sua vida.

I looked at the sky
Running my hands over my eyes
And I fell out of bed
Hurting my head from things that I said
E eu olhei para os céus,
Passando minhas mãos sobre meus olhos.
E eu caí da cama
Me machucando pelas coisas que disse.

     Ele olha para cima, buscando a aprovação celeste e solução para questão. Tenta limpar os olhos à procura de um sinal do despertar milagroso dos que o rodeiam. Só quando ele começa a secar os olhos na fé de que, por causa de sua sinceridade de coração, certamente a mudança ocorrerá agora, é que cai de seu estado de sonho para a realidade. Precipita-se penosamente de volta da graça para o momento.
     A atrocidade de toda a situação se lança sobre ele como um tsunami assim que ele distingue as consequências do que iniciou com sua simples declaração sobre a verdade. Seu pensamento paralisa e suas próprias palavras não podem mais fazer sentido, como se elas se afogassem num turbilhão de confusão entre as emoções humanas e a verdade da alma. Ele acaba morrendo quebrado, partido, porque conhece a verdade, mas nunca a reivindicou com a máxima determinação, devido à sua falta de perseverança com relação às convicções pessoais. Via a si mesmo como totalmente inadequado para desafiar o que não aprovava neste mundo, por isso nunca se ergueu em nome do que acreditava.

'Till I finally died
Which started the whole world living
Oh if I'd only seen that the joke was on me
Até que eu finalmente morri,
O que fez o mundo inteiro começar a viver.
Se eu apenas tivesse percebido que a piada era sobre mim...

     Após sua morte, a civilização perpetua em sua alegre ignorância, incólumes da voz da verdade que manteve encoberta. Ele se foi, e com ele, a ameaça potencial que representou para uma sociedade melindrosa e eufórica.
     No final, ele percebe que de fato tinha tido razão e que era a sociedade que estava realmente errada. Compreende, então, tarde demais, que teria feito a diferença se não tivesse cedido a seus próprios medos imaginários.
     Ele perdeu uma vida inteira reprimindo a si mesmo e à verdade que havia conscientizado. Tornou-se o seu pior inimigo. Ele amordaçou sua própria alma - e não a sociedade, a qual ele tentou responsabilizar por sua inércia. Acabou se tornando a mesma coisa que uma vez ele moralmente repeliu furioso - um mudo, vítima do autoengano de uma pretensiosa sociedade urbana.

     Sim, a piada era sobre ele.

30 comentários:

ARTHUR FESTA disse...

Nossa, que profundidade...eu nunca havia me atido para o significado da Piada do Joke da música...
Adorei...até porque isso acontece várias vezes comigo...

Anônimo disse...

Muto bom!

Anônimo disse...

Que show de interpretação! Perfeito, cara.

Anônimo disse...

Ótima interpretação, provavelmente nem o Robin não foi táo profundo assim.
Na verdade só ele poderia nos ter dito exatamente o que desejava expressar.
Perdemos a oportunidade, "this time was not a joke"

Wesley Oliveira disse...

Essa é uma música incrível, com versos aparentemente simples, mas com grande conteúdo.

Ótima interpretação, parabéns.

Gabriel Corleone Alves disse...

O sentido foi encontrado,pois diante a essa interpretaçao,eu realmente entendir essa musica
Parabens excelente trabalho.

Unknown disse...

Me emocionei da mesma forma de quando ouvi musiac pela primeira vez. Lindo!

Anônimo disse...

EFETIVAMENTE A ANÁLISE É EXTREMAMENTE PROFUNDA. ACHO QUE ATÉ EXTRAPOLA OS LIMITES DA REALIDADE. AFINAL DE CONTAS É APENAS UMA LETRA MUITO BEM ENGENDRADA COM UMA MÚSICA MARAVILHOSA. MENOS.

Roberto FM disse...

Um estrondoso bater de asas de borboleta... Pesquisei e encontrei sua análise. Estava inquieto com a idéia de que ele havia composto esta letra imaginando a angustia do homem Jesus Cristo. Mas entendi sua análise que faz todo sentido para mim e percebo que minha dúvida não procede. Curiosidade satisfeita. Muito bom - quisera poder elogiar com a mesma qualidade. Muito grato.

Ari Araujo disse...

esta musica me acompanha desde criança nunca me saiu da cabeça mesmo eu não entendendo nada da letra hoje estou com 52 anos e sei porque isto aconteceu. Na verdade a gente sempre acaba descobrindo algumas verdades mas por medo de ser tachado de louco se cala e isso é um incomodo que nos carregamos na vida.
A verdade é que tudo o que tinha que ser falado foi falado, todos nos sabemos o que temos que fazer, temos que simplesmente deixar de sermos hipócritas e covardes e fazer.
Desculpem se fui meio aspero.
Achei a explicação fantástica, concordo plenamente, voce e muito inteligente parabens.

Anônimo disse...

Eu concordo com sua análise a respeito desta música. Ela demostra um sofrimento muito forte, faz realmente chorar quem à ouve. Não tenho muitas experiências na vida, mas até onde eu sei o ser humano está em uma busca desenfreada pelo sentido da sua existência, e no meio desta busca se ele fica em um dilema, justamente por não encontrar respostas, e se deixa levar pelo o que é mais fácil, se cegando para os restante. Só que são a maioria, e a maioria, não quer ser perturbada pelos seus pesadelos. Mais uma questão que eu gostaria de colocar é que o artista ele tem a sensibilidade e necessidade de expressar o que te deixa inquieto no mundo, sendo muito mais capazes de enxergar o obvio, querendo assim repartir com os seus amados irmão, mas são sempre incompreendidos. Uma grande pena, para todos nós. Agradeço por traduzir de forma clara e concisa está música tão bela, e mais importante, por se preocupar em nos esclarecer sobre a verdade.

Unknown disse...

Obrigada por traduzir em palavras tão claras o enigma desta linda música, confirmando minha modesta e primária interpretacao. Busquemos o conhecimento para trazer luz a nossa vida.

Alex Gil Rodrigues disse...

Sensacional e brilhante a sua análise. Essa música dá vontade de chorar. Saudades de algo indefinível.

Francisco Barbosa disse...

Gente, observem a letra bem atentamente, não parece lembrar um caso que faz total sentido pra humanidade? Pensem, só pensem! Na minha opinião a música nak fala dele próprio e sim de alguém.

Francisco Barbosa disse...

Gente, observem a letra da música, na minha opinião ele não se referia a si mesmo, e sim de alguém. Só pensem!

Francisco Barbosa disse...

Acho que a letra não se refere a ele mesmo e sim a alguém. Se pensarem bem, vão perceber de quem ele fala!

Maria Helena Souza disse...

Sempre achei que ele se referia a passagem de Cristo pela terra.

Berbigao disse...

Acho q a canção pode ter alguma conexão com a declaração de John Lennon de que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo (1966)... e todos os reflexos q dela resultaram. Ao menos cronologicamente é factível por ter sido lançada em 1968. Mas a palavra final, apenas o autor.

Unknown disse...

É uma das melhores musicas de todos os tempos

Marcos Jabor disse...

Adorei pela profundidade da interpretação.
Parabéns!

Ronaldo disse...

Musica descreve de forma poética que podemos ser surpreendidos e abalados quando nossos verdades declaradas nao passam de tolices para os outros.Linda canção!

Unknown disse...

Maravilhosa interpretação Parabéns.O ROBIN apenas cantou essa canção ele não se aprofundou .ele tinha voz lindíssima tinha dom de cantar ele era como um anjo cantou na simplicidade de uma pessoa humilde de coração.Foi o que eu senti se Robin tinha uma verdade na letra dessa musica so ele sabia. Eterno Robin Gibb.

Dhario Ferr disse...

Está canção tem sentidos diversos, Eu vejo um representando uma pessoa que Conta uma piada gay, numa epoca em que a liberdade pra tal pessoa nao existia... Ao perceber que todos riram esnobando do perfil gay, a pessoa que conta a piada percebe que a piada é sobre ele próprio... Se por a chorar e todos ainda riem do caso. Ele não se livra do contexto de ser o próprio palhaço oculto na piada,história,e sofre até cair da cama ,ou o fato de cair se refira a acordar,cair a ficha, por se constranger ao extremo estando ele no contexto da história engraçada tbm. Ele fica como morto pra os que zombaram esperando que acordem,que aceitem sua posição na sociedade. Eu tbm imagino o contexto da queda de Lucifer,ele conta uma história que leva o mundo a chorar e sorrir, e vê que sua história lhe feriu a cabeça, chegou, mas há era tarde pois o mundo já dia por conhecer o bem e o mal; o pecado gostoso kkkk
Lúcida e por as mãos nos olhos e perceber caiu, mas que por que não evitou ? Com o riu pra Eva ao ouvir deles que morreria, ele disse não, Deus sabe que serás tbm como os Deuses...Eles ouviram como piada e riram, e ao perceber que vacilou,Lucifer reconheceu está no contexto da verdade que primeiramente contou como uma besteira de Deus... Daí Chorou tarde... Morreu ao ser expulso,num castigo que fizesse o mundo viver não ficando no mesmo nível dele...

Pensei tbm no Contexto de Cristo,mas não bate bem pelo fato de Cristo Falar de Uma Verdade,não uma piada,e que tbm não há arrependimento e sim uma missão.

Dhario Ferr disse...

Tbm fiz uma nova Versão pro português.Logo postarei

Jacy Antenor de Souza disse...

Eu só gostaria de saber quem é o "autor da letra", pois os irmãos Gibb compõem sempre juntos, nunca dizem que é o autor da letra das músicas. Eu desconfio que seja o Robin, mas também pode ter sido o Maurice com a melodia feita pelo Barry. É um misterioso segredo que eu gostaria de saber!

Unknown disse...

Sempre sentir um doce lembrança do meu passado ao ouvir hoje 58snos percebi vendo a tradução me paro faz sentido porque o carinho pela a música como sou fá desse cantores meu Deus vieram pra me alegrar hoje e sempre

Jj disse...

Pra mim a fala está na pessoa de Jesus Cristo, somente isso

Unknown disse...

Sobre Beatles? Jesus? Ele mesmo? Não sei mas de uma coisa tenho certeza, hoje em dia não se compõem mais músicas com essa profundidade, possibilitando uma análise tão profunda e verdadeira. Só se vê imbecilidades.

Unknown disse...

Sobre Beatles? Jesus? Ele mesmo? Não sei mas de uma coisa tenho certeza, hoje em dia não se compõem mais músicas com essa profundidade, possibilitando uma análise tão profunda e verdadeira. Só se vê imbecilidades.

Anônimo disse...

Faz todo sentido esse comentário ,pq ele retrata poeticamente a alma de alguém bem diferente de todos de forma simples e inigualável ea mesmo tempo uma dureza na alma de muitos